Installfest

A Installfest é o evento, ou festival, em que são feitas instalações de distribuições GNU/Linux em computadores de pessoas interessadas no sistema operacional. Daí o nome “Installfest”: do inglês installation festival. Ele é uma das portas de entrada para novos usuários no universo FLOSS.

Para quem vai participar, seguem algumas orientações:

A instalação é feita simultaneamente para todos participantes, pelos próprios participantes, todos guiados por uma palestra de instalação que inclui um mini-curso de como usar a distribuição recém instalada. O objetivo desse formato é o de aproximar o usuário do sistema o mais cedo possível, ou seja, a partir de sua instalação. Outro objetivo é o de tornar mais completa e uniforme a instrução dos participantes, para que o iniciante saia da installfest confiante e tenha uma experiência agradável com o GNU/Linux em seu cotidiano.

A sala de instalação guiada tem monitores para ajudar pontualmente os participantes. Se, durante a instalação simultânea, algum participante se defrontar com algum imprevisto que impeça o acompanhamento da instalação guiada, o monitor encaminhará o participante para a 'sala de bugs'. A 'sala de bugs' também serve para os casos que o participante deseja apoio para instalar uma distribuição (abreviada como distro) especificamente diferente da sugerida aos iniciantes.

Uma sessão de instalação guiada + mini-curso tem duração de aproximadamente X horas.

Distribuição e Ambiente de Desktop sugeridos ao público iniciante

Para possibilitar o formato e a elaboração de conteúdo de apoio, a organização concordou que seria benéfico ter uma distribuição sugerida para os iniciantes. Os critérios que essa distribuição deve atender são:

  • estabilidade;
  • compatibilidade com hardwares;
  • amigável/user-frendly;
  • possuir tutoriais e helps na internet; e
  • know-how prévio dos organizadores na distribuição

Após discussões da organização, a distribuição que obteve o melhor balanço entre os critérios foi o Ubuntu. Ele é uma distro mais conhecida do publico em geral, promovendo uma certa familiaridade ao participante. Além disso, há um aplicativo nativo para baixar outros aplicativos e atualizar o sistema. Em sua última versão, o ambiente de desktop usado no Ubuntu é o GNOME.

Slides e roteiro do mini-curso (em uma parte do site do Ubuntu tem vídeos e imagens de atividades iguais ou semelhantes às do mini-curso)

Softwares livres alternativos aos do Windows® e Mac® ou consulte esse site. Esse tópico da wiki da distro Arch Linux também pode ser usado como referência.

Help do Ubuntu 18.04 e FAQ/mini-tutoriais do Ubuntu para iniciantes como referência (em inglês)

Cheatsheet com os comandos de terminal mais comuns


O sancaLUG está sempre buscando voluntários para ajudar com demonstrações, instalações e pós-instalações. Se você tem interesse em ajudar como voluntário auxiliando os participantes na installfest, por favor leia o Guia da installfest para voluntários e entre em contato conosco no nosso grupo do Telegram.

Base de conhecimento dos voluntários (Guia para soluções de problemas)

Installfest para os organizadores