LUGBar 10v2_real_oficial

Bar do Alex, 25 de Agosto de 2018

As 9 pessoas presentes comemoraram o Debian Day!! Alguns dias depois descobrimos que na data ocorreu um dos aniversários do Linux!

Como pauta, tivemos somente a conclusão de um item que estava pendente da reunião sobre as melhorias da installfest do dia 19-08-2018: a decisão entre o Debian ou Ubuntu como distro sugerida ao público leigo interessado na installfest. O principais argumentos que pesaram na escolha a favor do Ubuntu foram:

  • a maior quantidade de tópicos de ajuda disponíveis na internet; e
  • a presença de um aplicativo de “loja” para baixar os pacotes.

Demais argumentos a favor foram:

  • é uma distro mais conhecida do publico em geral; e
  • o DE fica selecionada automaticamente.

Apesar dessa ironia do destino do Debian não ter sido escolhido no seu próprio dia, ele possui sua importância no universo de distros existentes sendo, inclusive, o Ubuntu baseado no Debian. O Debian é uma distro estável e com uma grande diversidade de pacotes de programas disponíveis em seu repositório. Ele também é mais aderente aos princípios de Software Livre, pois instala drivers e pacotes proprietários (closed source) somente com a autorização do usuário durante a instalação. Isso tem sua importância quando lembramos que o acesso ao código fonte é uma das bases para garantia de integridade do usuário durante o uso do programa.