This is an old revision of the document!


Para organizadores e voluntários

Nesta seção estão reunidas informações pertinentes aos organizadores e voluntários.


Para voluntários

Obrigado pelo interesse em voluntariar! Em nossas installfests, há várias coisas com as quais você pode ajudar, como tirar dúvidas e orientar novos usuários; realizar demonstrações de distribuições, programas e interfaces gráficas; ajudar com a instalação e pós-instalação das distribuições. Com isso você irá conhecer pessoas novas e interessantes, provavelmente irá aprender coisas novas e terá retribuído os valores do software e cultura livre à comunidade.

O que preciso para ser um voluntário?

Para que a sua experiência seja bem-sucedida, você precisa de algumas coisas básicas:

  • Muita paciência, uma atitude gentil e amigável, além de um sorriso no rosto
  • A habilidade de responder perguntas de maneira simples e amigável, mesmo que as respostas não sejam super precisas do ponto de vista técnico
  • Tempo livre no dia do evento

Introdução

As installfests do sancaLUG são uma oportunidade para conhecer e expandir a comunidade de software livre de São Carlos e região. Nosso objetivo é instalar GNU/Linux com qualidade, para que os novos usuários saiam com confiança de que saberão utilizar o sistema e uma boa noção do que ele é.

Os voluntários são responsáveis por baixar ISOs das distros escolhidas para a installfest e gravá-la em pendrives. Recomendamos que você tenha de dois a três pendrives com distribuições de Linux. Leve distribuições que conhece e sabe instalar; a experiência de instalar uma distro nova será confusa tanto para você, quanto para o usuário. Temos uma distribuição e ambiente de desktop sugeridos ao público iniciante

Para criar os pendrives, recomendamos os seguintes métodos:

  • Etcher: um aplicativo gráfico e simples de usar
  • O comando `dd`, por exemplo:
dd if="caminhodaiso.iso" of="/dev/sdX" bs=4M

Para verificar a integridade de ISOs, recomendamos consultar o guia de installfests do livrecamp

Abordagem

Inicialmente tenha conhecimento do formato da installfest.

Quando um novo usuário (ou dupla) chegar, abra um sorriso e comece uma conversa! Pergunte seu nome, como ficou sabendo do evento e motivação para instalar o sistema. Peça permissão para usar o computador dos novos usuários e prossiga com a inicialização do liveCD para instrução de uso conforme descrito no formato da installfest.

Para instalação, o pedido mais comum é que a instalação seja feita ao lado do Windows, o famoso dual boot. Mudar para um novo sistema é uma perspectiva assustadora para muitas pessoas, portanto tenha tato ao sugerir a maneira como a instalação deve ser feita. Explique o processo de instalação de maneira simples e, antes de mais nada, pergunte se há um backup da máquina. Peça, também, que a pessoa leia nosso [https://github.com/sancaLUG/documentos/raw/master/termo-responsabilidade.pdf|termo de responsabilidade]] ou sua versão resumida, que estarão impressos e disponíveis no dia do evento. Essas etapas são importantes para assegurar a satisfação dos novos usuários e dos voluntários.

Para a instalação, se não houver HD com trilha não alocada, recomendamos usar o aplicativo de gerenciamento de disco do windows para diminuir uma partição não crítica do HD para deixar espaço para o Linux. Reinicie o Windows para verificar se a alteração de disco não gerou problemas. De boot pelo pendrive do LiveCD e prossiga com a instalação da distro Linux. Durante todo o processo, explique os passos envolvidos na instalação de um sistema; o objetivo é ensinar, para que os novos usuários sejam um dia também voluntários. Faça igual a instrução, explique no computador de um interessado e vá alternando para que ambos possam ir 'colocando a mão na massa'.

Não hesite em pedir ajuda para a organização e outros voluntários, caso você encontre algum problema. Veja também nossa seção de dicas e resolução de problemas comuns.

Pós-instalação

Após a instalação, verifique junto com os novos usuários: * o funcionamento do gerenciador de boot e se todos os sistemas estão inicializando corretamente * o funcionamento dos recursos básicos, como wifi, suspensão e áudio

Deixe o usuário à vontade para tirar dúvidas. Antes que ele se vá, entregue um formulário de feedback, que estará impresso e disponível no dia do evento (em breve no formato digital).

Parabéns! Você instalou seu primeiro sistema. Agora, é só voltar para o começo desse guia e repetir.


Para organizadores

Checklist de elementos de uma installfest:

  • Local, Dia e Horário: decidir e reservar
  • Divulgações (Mensageiros de smartphones, Cartazes, Redes sociais): montar/atualizar artes/mensagens e publicar
  • Voluntários: abrir chamada e orientar
  • Pendrives com LiveCD de distros
  • Infra: internet, filtros de linha, adaptadores de tomada, fita adesiva e caneta, cadeira e mesa para os computadores
  • Extras: comidas e bebidas

São processos da installfest:

  • Instrução dos novos usuários
  • Diretrizes para a solução e registro de problemas técnicos
  • Compilação e análise do feedback
  • Lição de casa aos participantes: BACKUP e DESFRAGMENTAÇÃO

Formato de instalação com voluntário

As instalações no dia serão feitas por ordem de chegada, individualmente ou em duplas, a partir de uma lista de espera com nome dos interessados na instalação. Uma cópia de uma distribuição GNU/Linux LiveCD será instalada no pendrive dos interessados. Com esse pendrive, o sistema a distro inicializada nos computadores para teste de compatibilidade de hardware e instrução de uso do sistema antes da instalação. O teste ocorrerá naturalmente conforme for seguindo a instrução de uso. Para a instrução de uso, acesse a internet até essa página da wiki, baixe os slides de apresentação do GNU/Linux e do LUG para apresentá-los ao recém chegado nesse mundo. Em seguida, pergunte aos interessados qual a intenção de uso para o sistema e siga as partes mais pertinentes do roteiro do mini-curso à dupla. Mostre no computador de um usuário enquanto os outros vão acompanhado, aí vá alternando o computador em que mostra as atividades para que cada interessado tenha a oportunidade de aprender com a “mão-na-massa”. Após a familiarização do usuário com o novo sistema, segue-se com a instalação. Antes da instalação, o Termo de consentimento ou sua versão resumida deverá ser lido e assinado. Para a instalação, inicialmente de boot no windows e, pelo aplicativo de gerenciamento de disco, diminua uma quantidade do HD para deixar espaço para o Linux. Em seguida desative o secure-boot e a inicialização rápida. Reinicie o Windows para verificar se a alteração de disco não gerou problemas. De boot pelo pendrive do LiveCD e prossiga com a instalação do Linux.

Formato de instalação simultânea (não usado no momento!)

A instalação é feita simultaneamente para todos participantes, pelos próprios participantes, todos guiados por uma palestra de instalação que inclui um mini-curso de como usar a distribuição recém instalada. O objetivo desse formato é o de aproximar o usuário do sistema o mais cedo possível, ou seja, a partir de sua instalação. Outro objetivo é o de tornar mais completa e uniforme a instrução dos participantes, para que o iniciante saia da installfest confiante e tenha uma experiência agradável com o GNU/Linux em seu cotidiano.

A sala de instalação guiada tem monitores para ajudar pontualmente os participantes. Se, durante a instalação simultânea, algum participante se defrontar com algum imprevisto que impeça o acompanhamento da instalação guiada, o monitor encaminhará o participante para a 'sala de bugs'. A 'sala de bugs' também serve para os casos que o participante deseja apoio para instalar uma distribuição (abreviada como distro) especificamente diferente da sugerida aos iniciantes.

Uma sessão de instalação guiada + mini-curso tem duração de aproximadamente X horas. Pode ser útil em eventos com expectativa de recepção de público grande (maior que 20 pessoas).

Ideia geral

Requisitos

  • Físico :
    • tomadas pra ligar o computador
    • projetor/TV (sala de instalação)
    • carteiras para os participantes
  • Lição de casa aos participantes:
    • BACKUP e DESFRAGMENTAÇÃO
    • Senão vai para a sala de bugs pra fazer isso e aguarda a próxima sessão
  • Referência do Ubuntu para capacidade mínima do PC

Por favor, insira dados ou relatos sobre experiencias com a installfest nesse tópico.

Na Installfest na UFSCar realizada em 2018-09-25 o uso do formato de instalação simultânea com mini-curso não foi satisfatório, pois cada interessado chegou em um horário diferente. Lembrando que fizemos menção ao formato e aos horários na divulgação da instalfest. Além disso, observamos que PCs apresentaram diferenças na instalação, devido a particularidades de UEFI de cada fabricante. O formato de mini-curso em sessões de horário específicos pode ser útil para eventos em que a expectativa de público seja alta (maior que 20 pessoas). Creio que convém retornar ao formato de instalação no “mano a mano”. A documentação do mini-curso deve ser útil para que os voluntários instaladores tenham uma referência do que ensinar ao usuário recém chegado ao GNU/Linux. (Rafael - 2019)

um comentario que recebi hoje de um cara que foi numa installfest no ICMC: instalaram manjaro pra ele. Ele disse que teve uma péssima primeira experiencia com linux e voltou pro windows. cara, por favor seja sincero e honesto: Como foi sua experiencia na installfest de linux? QUe linux botaram no seu pc? O que achou do linux que botaram no seu pc? “Minha experiencia foi ruim na real Ninguem me explicava pq não tava funcionando instalar os linuxs Tentaram manjaro, tentaram debian E tentaram mais um E só depois tentaram ubuntu E deu errado, mas aí o mano da letras não aceitou então ele foi fundo no bagulho E conseguiu Mas foi o que eu disse, cheguei lá umas 11h30-12h e sai de lá quase 19h No final fiquei com o ubuntu Acabei sempre usando ele em vez do windows Mas aí deu aquele problema que ce lembra, que atualizou o windows e deve ter perdido o grub Dai preferi manter o windows” (Heitor em conversa com o cara que não gostou de Linux - 2018)

Buscando na internet por 'installfest lessons learned' e 'installfest relato', encontrei apenas um, o qual relata sobre a dificuldade de lidar com novas tecnologias de boot: “Conforme íamos reparticionando os discos e bootando os DVDs do Fedora, começamos a perceber que havia algo errado. Depois de terminar a instalação em algumas máquinas, notávamos que o sistema não iniciava. O que tínhamos que fazer, em alguns casos, era desabilitar o Secure Boot (mesmo assim, sem sucesso em alguns casos). E depois disso, o Fedora finalmente era iniciado, mas o Microsoft (R) Windows (R) 8 não aparecia na lista de sistemas operacionais do GRUB! Ou seja, era impossível fazer com que os dois sistemas convivessem na mesma máquina. Tivemos alguns casos um pouco mais graves, mas que no fim foram resolvidos. E antes que você me pergunte qual foi a solução, eu respondo: reabilitamos o Secure Boot, e praticamente desfizemos a instalação do Fedora. Ou seja, a esmagadora maioria dos alunos presentes no Install Fest voltou pra casa com uma máquina sem Fedora ou qualquer outra distro GNU/Linux. Eu pessoalmente vi apenas 2 instalações bem sucedidas, apesar de que depois do Install Fest fiquei sabendo de mais.” (Rafael - 2018) Relato completo

já expus aqui um cara que teve uma péssima experiência com Linux. acompanhei vários alunos do IFSC (eu dei monitoria de fortran pra ~90 semestre passado) que tiveram Linux na pela installfest e não sabiam instalar/atualizar os pacotes. Cada laptop estava instalado de um jeito, com uma distro diferente e eu ficava googlando pra tentar ajudar a resolver os problemas. (Heitor - 2018)

Teve um PC que demorou algumas horas pra instalar Ubuntu pq o instalador ficou fazendo desfragmentação do disco… (Heitor - 2018)

Sumário das sugestões

1. Sobre procedimentos:

  a) Protocolo para PC problemático
  b) Distro padrão
  c) dever dos participantes pré-installfest: backup e desfragmentação do disco
  d) Instalação de todo mundo simultaneamente
  e) BIOS X UEFI?

2. Sobre instrução/informação de participantes:

  a) Crashcourse de como ser usuário de Linux (Curso)
  b) FAQ online
  c) tutoriais for dummies online
  d) Cheatsheet de comandos comuns, principalmente instalação e atualização de pacotes
  e) Flyer de softwares alternativos aos do win e mac

3. Outros

  a) Feedback de uso após um tempo

Sugestões na íntegra

Por favor, insira sua sugestão e/ou argumentos abaixo. Coloque o codinome de sua sugestão entre [chaves] para identificação.

  • Sugiro repensar o esquema da installfest: “padronizar” a distribuição [_distro padrão_], criar uma página nossa com um [_FAQ online_] (github.com/sancalug/installfest por exemplo) e [_tutoriais for dummies online_]. Tem Uma fração considerável das pessoas que não tiveram uma boa experiência com Linux nesse esquema de “chegar lá, surgir um Linux no pc, ir embora”.
  • Sugiro Ubuntu pra geral [_distro padrão_] mesmo se a pessoa pedir arch, Slackware etc. Minha teoria é que se o cara precisa de uma install fest pra instalar Linux, melhor que disto mais “fácil” (com mais material de ajuda online) para o pessoa se virar sozinha.
  • Sugiro Debian pra geral [_distro padrão_] por ser mais estável e dar menos pau.
  • Faz [_todo mundo simultaneamente_] (acho que alguém vai fazendo num projetor ou algo assim) e depois dá um [_crash course_] de como ser usuário de Linux
  • Flyer virtual de softwares livres alternativos aos do windows e mac. [_Flyer de alternativas_]
  • Temos só que pensar em como agir com pessoas com pcs problemáticos, tem um cara que veio pro installfest passado que a gente lutou por horas com o computador dele sem sucesso algum. [_protocolo para PC problemático_]
  • Sugiro distribuirmos uma cheatsheet (impressa e/ou virtual) com os comandos mais comuns (principalmente a parte de instalação e atualização de pacotes) e o voluntário responsável pela instalação fica com a missão de pelo menos explicar os comandos e entregar o rolê para referências futuras. Talvez seja mais efetivo do que explicar por cima os comandos, já que na correria a galera não absorve muito. [_cheatsheet_], [_tutoriais for dummies online_]
  • [Lição de casa para cada participante]:
    • backup!!!!!!
    • desfragmentação do disco. Teve um PC que demorou algumas horas pra instalar Ubuntu pq o instalador ficou fazendo isso…