This is an old revision of the document!


Installfest na BCo/UFSCar (25 de Setembro de 2018)

Em parceria com a maravilhosa Biblioteca comunitária da UFSCar, realizaremos nossa 7ª installfest! Ela ocorrerá * dia 25 de Setembro de 2018, terça-feira; * na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar (mapa); * em duas sessões: às 16h15 e 18h45; * Evento no Facebook

A Installfest é o evento, ou festival, em que são feitas instalações de distribuições GNU/Linux e software livre em computadores de pessoas interessadas no sistema operacional. Daí o nome “Installfest”: do inglês installation festival. O GNU/Linux é um sistema operacional livre e alternativo ao Windows ou OS X, sendo uma das portas de entrada para novos usuários no universo FLOSS!

Aqui estão algumas recomendações para o dia:

  • Faça o backup (cópia de segurança) dos arquivos. Copie os arquivos mais importantes para um pendrive e/ou site de armazenamento, como Dropbox, Google Drive, OneDrive etc.
  • Traga seu computador e não esqueça o carregador!
  • No dia do evento, um voluntário vai te orientar sobre o processo, realizar a instalação ao seu lado e pedir que assine um termo de responsabilidade.
  • Curioso para saber mais sobre o Linux? Veja este artigo ou venha tirar dúvidas em nosso grupo no Telegram.

Para quem vai participar, seguem algumas orientações:

Se interessou em instalar o GNU/Linux em sua máquina? Mesmo que ainda não tenha certeza, compareça ao nosso evento e converse conosco! Assim poderemos te ensinar mais sobre o sistema e sobre o processo de instalação.

Se interessou em ajudar a organização? * Quer ajudar na organização?

Código de Conduta, que pauta as regras de boa conduta nos eventos do sancaLUG


A instalação é feita simultaneamente para todos participantes, pelos próprios participantes, todos guiados por uma palestra de instalação que inclui um mini-curso de como usar a distribuição recém instalada. O objetivo desse formato é o de aproximar o usuário do sistema o mais cedo possível, ou seja, a partir de sua instalação. Outro objetivo é o de tornar mais completa e uniforme a instrução dos participantes, para que o iniciante saia da installfest confiante e tenha uma experiência agradável com o GNU/Linux em seu cotidiano.

Para possibilitar o formato e a elaboração de conteúdo de apoio, a organização concordou que seria benéfico ter uma distribuição sugerida para os iniciantes. Essa distribuição deveria atender certos critérios, como estabilidade, compatibilidade com hardwares, ser amigável/user-frendly, possuir tutoriais na internet e ser do know-how prévio dos organizadore. Após discussões da organização, a distribuição que obteve o melhor balanço entre os critérios foi o Ubuntu. Ele é uma distro mais conhecida do publico em geral, promovendo uma certa familiaridade ao participante. Além disso, há um aplicativo nativo para baixar outros aplicativos e atualizar o sistema. Em sua última versão, o ambiente de desktop usado no Ubuntu é o GNOME.

Material de apoio