Installfest na BCo/UFSCar

Em parceria com a maravilhosa Biblioteca comunitária da UFSCar, realizaremos nossa 7ª installfest! Ela ocorrerá

  • dia 25 de Setembro de 2018, terça-feira;
  • na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar (mapa);
  • em duas sessões: às 16h15 e 18h45.

A Installfest é o evento, ou festival, em que são feitas instalações de distribuições GNU/Linux e software livre em computadores de pessoas interessadas no sistema operacional. Daí o nome “Installfest”: do inglês installation festival. O GNU/Linux é um sistema operacional livre e alternativo ao Windows ou OS X, sendo uma das portas de entrada para novos usuários no universo FLOSS(Free, Libre and Open Source Software)!

Para aqueles que irão participar da installfest, pedimos, por gentileza, que sigam algumas recomendações:

  • Fazer um backup (cópia de segurança) de seus arquivos. Copie os arquivos mais importantes para um pendrive e/ou site de armazenamento, como Dropbox, Google Drive, OneDrive etc.
  • Fazer a desfragmentação de seus discos rígidos.
    • Para o Windows® 10 a desfragmentação pode ser feita seguindo os passos desse link.
  • Levar um pendrive vazio, para copiarmos o instalador do Linux.
  • Traga seu computador e não esqueça o carregador!
  • No dia do evento pediremos que assine um termo de responsabilidade, para deixar os participantes cientes de todas situações que podem ocorrer, mesmo que elas sejam raras e de que fazemos de tudo para que não ocorram. Fiquem à vontade para contactar o LUG em caso de dúvida.

Ficou interessado em instalar o GNU/Linux em sua máquina? Se estiver com dúvidas, compareça ao evento e converse conosco! Assim poderemos te ensinar pessoalmente sobre o sistema e sobre o processo de instalação. Ou tire dúvidas em nosso grupo no Telegram.

Tem interesse em ajudar a organização? O sancaLUG está sempre buscando voluntários para ajudar com demonstrações, instalações e pós-instalações. Veja como ajudar aqui.

Nosso Código de Conduta pauta as regras de boa conduta nos eventos do sancaLUG para organizadores e participantes.

A instalação é feita simultaneamente para todos participantes, pelos próprios participantes, todos guiados por uma palestra de instalação que inclui um mini-curso de como usar a distribuição recém instalada. O objetivo desse formato é o de aproximar o usuário do sistema o mais cedo possível, ou seja, a partir de sua instalação. Outro objetivo é o de tornar mais completa e uniforme a instrução dos participantes, para que o iniciante saia da installfest confiante e tenha uma experiência agradável com o GNU/Linux em seu cotidiano.

Para possibilitar o formato e a elaboração de conteúdo de apoio, a organização concordou que seria benéfico ter uma distribuição sugerida para os iniciantes. Essa distribuição deveria atender certos critérios, como estabilidade, compatibilidade com hardwares, ser amigável/user-frendly, possuir tutoriais na internet e ser do know-how prévio dos organizadore. Após discussões da organização, a distribuição que obteve o melhor balanço entre os critérios foi o Ubuntu. Ele é uma distro mais conhecida do publico em geral, promovendo uma certa familiaridade ao participante. Além disso, há um aplicativo nativo para baixar outros aplicativos e atualizar o sistema. Em sua última versão, o ambiente de desktop usado no Ubuntu é o GNOME.

Nesse link podem ser encontrados materiais de apoio pós-instalação!

O SancaLUG agradece a administração da BCo/UFSCar pelo apoio na realização dessa installfest!